O efeito do sucesso
de Carrossel –
a melhor novela já produzida pelo SBT – está sendo observado emMalhação e
em Rebelde.
E com resultados bem insatisfatórios para a trama da Rede Record. A emissora,
aliás, nunca enfrentou tantos problemas em suas novelas, má fase que eu espero
que seja superada com a estreia de Balacobaco,
substituta da catástrofe Máscaras.
Mas, de volta ao universo da garotada, as três obras citadas acima lutam pela
atenção do público jovem, seara dominada há anos por Malhação,
mesmo que em meio a alguns altos e baixos da novelinha e boas presenças
de Chiquititas (1997), Floribella(2005), Dance
Dance Dance (2007), Isa
TKM (2010) e Isa
TK+ (2010). Mas até então nada havia abalado a hegemonia
de Malhação.
No ano passado, Rebelde surgiu
com força total, amparada pelo fenômeno da versão original mexicana. Mesmo os
fãs mais radicais do grupo RBD, queriam assistir mesmo que fosse para falar mal
do remake. E foi mesmo uma bela temporada, revelando os talentos de Rayana
Carvalho, Morwse, Pedro Cassiano, Lua Blanco, Mel Fronckowiak e Arthur
Aguiar. Rebelde também
se beneficiou da rejeição do público junto à dramaturgia modernosa e cheia de
mistérios sobrenaturais de Ingrid Zavarezzi.Malhação ia
mal e Rebelde parecia
querer ocupar seu espaço.
Só que, este ano,
estreou uma segunda temporada fraca, com falsos vampiros e temas tolos, que
afastaram o espectador. Nem mesmo a revelação dos ótimos Ully Lages e Thiago
Amaral deu gás à produção e até os seis protagonistas (Lua Blanco, Sophia
Abrahão, Mel Fronckowiak, Micael Borges, Arthur Aguiar e Chay Suede) tiveram
suas historias esvaziadas em função da agenda de shows e eventos que passearam
cumprir com o grupo, Rebeldes. Enquanto musicalmente a repercussão só melhora,
dramaturgicamente, Rebelde não
soube aproveitar o desinteresse do público por Malhação,
por culpa também de um programador incompetente. Rebelde passou
a circular nos mais variados horários da emissora e, eu mesmo, cheguei a
assistir à novelinha depois das 22h…
E, como diz o velho
ditado futebolístico, “quem não faz gol, leva!”. Resultado: a Record deu tempo
para a Globo se reestruturar e lançar a 20ª temporada de Malhação ,
voltada novamente para um espectador bem mais jovem. E, mesmo que ainda não
esteja fazendo o sucesso esperado, isso não deverá demorar a acontecer, já que a
história é boa e o elenco, eficiente. Parar piorar a situação da Record, o SBT
ainda estreou uma versão nacional e irresistível de Carrossel,
que conquistou o coração dos baixinhos e dos altinhos, como este que vos
escreve. Carrossel encanta
pela pureza, inocência e seriedade com que aborda temas complicados como
racismo, intolerância religiosa e social, bullying, obesidade infantil,
conflitos entre pais e filhos, competição… A autora Iris Abravanel conseguiu
criar um canal de comunicação tão bom com seu público, que, muitas vezes, parece
que Carrossel é
escrita por uma criança. Tamanha a identificação de quem assiste pela trama e,
principalmente, por seus personagens. O elenco mirim é tão bom e natural que
seria injustiça citar alguns e deixar alguém de fora. Por isso, aplausos para
todos. E Rosanne Mulholland superou o tom ligeiramente artificial da Professora
Helena – nos primeiros capítulos – e imprimiu muita doçura à personagem, sem
torna-la tola ou fraca.
O ótimo rendimento
de Carrossel foi
realmente mortal para Rebelde.
Mesmo que as novelas não competissem diretamente pela audiência, a comparação no
imaginário do público foi inevitável. E Rebeldesaiu
perdendo violentamente. A audiência despencou e a saída escolhida pela Rede
Record foi a pior de todas. Em vez de tentar inovar ou estimular a inteligência
de seu espectador, a emissora optou por copiar. A autora Margareth Bourty foi
substituída por Emilio Boechat, que é muito bom, mas precisou infantilizar o
enredo além da conta. Um núcleo mirim foi criado, protagonizado por Clara Tiezzi
e Cássio Ramos ,
foi tirado da cartola. Não sei o que vai acontecer com essa “operação resgate”,
mas torço para que a Rede Record consiga reverter essa situação. Afinal, quem
lucra com boas e variadas opções para seu lazer e aprendizado na telinha é o
público. E de qualquer idade!
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